Programa Cultural 3

* Por Alexandre Azevedo

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga, foi inaugurado em 1895. Inicialmente projetado para abrigar um estabelecimento de ensino científico, o prédio acabou se tornando um museu por conta, principalmente, de um acervo advindo da coleção pessoal de um coronel paulista (Joaquim Sertório). Ele faz parte do conjunto denominado Parque da Independência.

O grande acervo do museu relacionado à Independência do Brasil tem peças como escrivaninhas, camas, banheiras e móveis em geral, vestimentas, carruagens e outros meios de transporte da época, espadas, entre outros objetos. Uma curiosidade do museu é que em sua escadaria há recipientes com amostra de água de vários rios brasileiros.

Jardim: O grande destaque do parque é o seu belíssimo jardim, que foi projetado pelo paisagista belga Arsenius Puttemans e reproduzem concepções paisagísticas inspiradas nos jardins barrocos franceses, como os de Versailles. O jardim une o museu e o monumento ao outros edifícios existentes no local (há um viveiro de plantas, um museu de zoologia e uma outra casa histórica). Ele está localizado em um terreno rebaixado, proporcionando assim, um maior destaque ao prédio. É um programa imperdível! Site: http://www.mp.usp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário