O fornecedor parceiro



* Por Alexandre Azevedo


Há algum tempo, era comum considerar o fornecedor um inimigo, um adversário, pois se tinha a ideia de que este fornecedor estaria interessado apenas em fazer crescer o seu lucro à custa dos descuidos de seus clientes.

Nesse relacionamento, a única forma de o cliente se proteger era, ou ainda é, a de fazer muitas cotações, que exigem um trabalho maior e mais demorado. Ainda assim, na hora de receber o pedido, continua gastando mais tempo e recursos para inspecionar os produtos entregues. Para não ficar refém de um só fornecedor, era comum trocá-los constantemente, ou seja, tinha-se que gastar, novamente, mais tempo na procura de novos fornecedores e novas cotações.

Nos dias de hoje, para podermos sobreviver neste mercado cada vez mais competitivo, é de vital importância estabelecer relações estreitas e duradouras com nossos fornecedores. Cliente e fornecedor devem desenvolver um relacionamento de confiança mútua, para que ambos sobrevivam.

“O fornecedor-parceiro é a empresa que podemos contar nas situações mais difíceis, quando os imprevistos acontecem. O ponto crítico está em atingir o perfeito equilíbrio que beneficie as duas empresas envolvidas, adequadamente”, diz Auli de Vitto, presidente da Forma Editora, empresa responsável pela organização do Brazil Promotion, que é a principal feira brasileira de fornecedores de produtos e serviços de marketing promocional.

Listamos abaixo algumas dicas para você não ficar na mão:

- Desenvolva fornecedores principais e fornecedores alternativos para todos os produtos, a fim de evitar que sua ação promocional ou evento não sejam afetados por falta de disponibilidade de um único fornecedor;

- Compartilhe informações com seus principais fornecedores, para que eles também obtenham melhorias em seus negócios e repassem essas melhorias para a sua empresa. Isso garante a competitividade de ambas as empresas no médio e longo prazo;

- O seu sucesso é conseqüência do sucesso de todos os parceiros envolvidos em um projeto. Por isso, cultive o bom relacionamento entre as duas partes;

- Sempre tenha mais de uma proposta para a contratação de um serviço ou compra de produto, pois, além de ajudar na comparação de custos, também evita surpresas no momento do fechamento;

- Tenha um profundo conhecimento das reais capacidades do fornecedor e, mais do que isso, verifique na prática tais qualidades. Vai comprar um produto? Exija amostras e protótipos. Vai contratar um serviço? Solicite apresentação ao vivo ou digital. Vai locar um espaço? Faça uma visita técnica detalhada.

“O principal cuidado é ter referência do fornecedor, contatando outras empresas que utilizaram o seu serviço. Muitas vezes, preço baixo não pode ser o fator de escolha do fornecedor, mas, sim, outros quesitos mais importantes, tais como: prazo de entrega (extremamente importante em eventos), qualidade do serviço etc.”, ensina Luiz Roberto Salvador, organizador da Expo Bríndice, uma das principais feiras de brindes do Brasil.

Lembrem-se sempre: a qualidade de seu produto começa no seu fornecedor.

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