Mobile - Principais tendências para 2009/2010

Dica do MobilePedia (http://www.mobilepedia.com.br/) * Por Pedro Bombonatti
O grupo de pesquisa Gartner (http://www.gartner.com/) apresentou oito tecnologias que vão impactar a indústria mobile nos próximos dois anos. São elas:
Bluetooth 3.0:
A nova tecnologia será lançada este ano, porém só chegará realmente no mercado a partir de 2010. Permitirá que a transferência de arquivo seja mais rápida do que é atualmente. Além disso, terá suporte para três tecnologias: o Bluetooth clássico, Wi-Fi e ultrabanda larga (wideband-UWB).
Near Field Communication (NFC):
Essa tecnologia já vem sendo usada em diversos países, mas em alguns deles, como nos EUA, ela ainda está apenas começando.
Interface:
A partir de 2009 o foco será em usabilidade. Segundo a Gartner, neste ano o foco será tornar as interfaces mais acessíveis à web móvel, além de permitir o melhor desempenho de aplicativos mobile. Localização:
Essa tecnologia será essencial para permitir que novos serviços sejam realizados. Com ela haverá um avanço em serviços, como as redes sociais, o que permitirá ao usuário saber onde seu contato está etc. Porém, uma dúvida com certeza surgirá. Qual será o limite desse serviço para que a privacidade e a segurança dos usuários não sejam afetadas.
Banda Larga Móvel:
Um dos serviços que mais se destacaram em 2008 devido aos preços atraentes oferecidos pelas operadoras será mais uma vez o grande destaque do ano. Espera-se que a qualidade do serviço melhore muito entre 2009 e 2010, o que atrairá mais usuários.
Wi-Fi 802.11n:
Esse novo padrão aumentará a taxa de transmissão de dados e permitirá uma melhor cobertura em algumas situações permitindo que a sua velocidade seja compatível com a velocidade da internet via cabo.
Display:
Em 2009 e 2010 as novas tecnologias para displays terão um impacto no mercado, aumentando a vida útil da bateria e melhorando a qualidade da tela, permitindo o compartilhamento das imagens e informações de forma mais simples e fácil.
Web Móvel e Widgets:
Crescerá como um meio de baixo custo para entregar aplicações simples para um grande número de dispositivos, além de permitir que os dados sejam acessados de qualquer lugar. Segundo o Gartner, as aplicações de web móvel continuarão sendo muito utilizadas em estratégias móveis para o relacionamento de empresas com o cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário