A necessidade de um jornalismo capaz de apreender o cotidiano em sua complexidade e retratá-lo com narrativas questionadoras, analíticas e surpreendentes, aproximando-se da literatura, será o tema do debate que o Jornalirismo e o Senac São Paulo realizam no próximo dia 26 de maio, em São Paulo.
O “4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário” reunirá alguns dos principais profissionais comprometidos com uma postura transformadora do modo de olhar, reportar e interpretar o mundo:
_____________________________________________________________
PEDRO BIAL, repórter e apresentador da Rede Globo, escreveu o livro Crônicas de Repórter, sobre experiência de oito anos como correspondente internacional, quando teve a oportunidade de cobrir acontecimentos que marcaram o mundo, como a reunificação da Alemanha e as guerras da Bósnia e do Golfo. Dirigiu Outras Estórias, longa-metragem de ficção baseado em contos do livro Primeiras Estórias, do escritor Guimarães Rosa. Também comandou “Espaço Aberto”, programa de tevê do canal a cabo GloboNews, com personalidades da literatura. É também autor de Roberto Marinho, a biografia oficial do todo-poderoso jornalista, criador das Organizações Globo.
_____________________________________________________________
ELIANE BRUM, repórter especial da revista Época, vencedora dos principais prêmios do jornalismo brasileiro, como o Esso e o Vladimir Herzog, e autora dos livros Coluna Prestes: O Avesso da Lenda, A Vida que Ninguém Vê e O Olho da Rua – Uma repórter em busca da literatura da vida real.
_____________________________________________________________
DANIEL PIZA, editor-executivo e colunista de cultura do jornal O Estado de S.Paulo. É autor dos livros Machado de Assis – Um Gênio Brasileiro, Mistérios da Literatura – Poe, Machado, Conrad e Kafka, Perfis & Entrevistas e Contemporâneo de Mim, entre outros.
_____________________________________________________________
SERGIO VILAS BOAS, repórter e professor universitário, vinculado à ABJL, Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu Os Estrangeiros do Trem N, que ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro-reportagem, Biografias & Biógrafos e Perfis, entre outros.
____________________________________________________________
ALLAN DA ROSA, poeta e dramaturgo, organizador do selo Edições Toró (Movimento de Literatura Periférica e Comunicação Independente). Integra a Cooperifa e o grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros. Também é historiador e educador em matriz afro-brasileira e autor dos livros Vão, Da Cabula e Zagaia, entre outros.
_____________________________________________________________
Entre os assuntos que o “4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário” terá como ponto de partida, estão o olhar da compaixão e da subversão, o jornalismo como gênero literário de não-ficção e instrumento de questionamento do mundo, a capacidade ou incapacidade da narrativa jornalística de oferecer descobertas sobre a realidade que se arrisca a retratar.
O “4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário” acontece das 19h às 22h30 do dia 26 de maio, terça-feira, no Senac Lapa Scipião: rua Scipião, 67, Lapa, zona oeste da capital paulista (esquina com a rua Guaicurus, ao lado da Estação Ciência e da estação de trem da Lapa).
A entrada é solidária: 1 quilo de alimento não-perecível.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4828 4280 ou pelo e-mail jornalirismo@eventar.com.br
O “4º Jornalirismo Debate” marca também o lançamento oficial do curso livre de Jornalismo Literário do Senac São Paulo.
O quê: “4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário”.
Quem: Com Eliane Brum, Daniel Piza, Sergio Vilas Boas e Allan da Rosa.
Quando: 26 de maio, terça-feira, das 19h às 22h30.
Onde: Senac Lapa Scipião: rua Scipião, 67, Lapa, zona oeste de São Paulo (esquina com a rua Guaicurus, ao lado da Estação Ciência e da estação de trem da Lapa).
Quanto: 1 quilo de alimento não-perecível.
Inscrições: (11) 4828 4280 ou jornalirismo@eventar.com.br
Realização: Jornalirismo e Senac São Paulo.